10/13/2009

Kickstart: negócio social voltado ao desenvolvimento econômico

Neste post, quero compartilhar com vocês uma das empresas (negócio social) que, muito provavelmente, fará parte de nosso documentário. A Kickstart é um negócio social que aprimorou seu modelo de negócio, e ainda o faz, de modo a potencializar seu impacto social. Basicamente, ao identificar, desenvolver e comercializar tecnologias com uma relação custo-benefício elevada, a Kickstart permite às populações desfavorecidas desempenhar um papel ativo na economia de mercado e aumentar substancialmente os seus rendimentos. Os resultados são impressionantes:

- 88,7 milhões de dólares por ano em lucros e salários em toda a cadeia de valor (equivalentes a 0,6% do PIB do Quênia e 0,25% do PIB da Tanzânia);
- Mais de 88.600 novas pequenas empresas criadas desde 1992
- 439.000 pessoas auxiliadas a sair da pobreza

Vejam o vídeo (em inglês) para conhecer mais sobre o trabalho da Kickstart.

Fernando Mistura
fernando@doisemeio.com

Nenhum comentário:

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.