11/29/2009

Relatório sobre Empreendedorismo Social

Pessoal, resolvi postar um relatório das "antigas" (2008).
Um dos melhores estudos sobre empreendedorismo social. Publicado pelo Center for Advancement of Social Entrepreneurship (CASE) da Duke University. Vale lembrar que quem coordena o CASE é o Gregory Dees - talvez o mais renomado professor e pesquisador no ramo. Para ler, clique aqui.

Relatório sobre mercado BOP de energia!

Vale a pena ler o relatório preparado pela Hystra e Ashoka. Além de analisar projetos de energia voltados às populações mais pobres, e que são economicamente viáveis e apresentam potencial de escala, o estudo apresenta soluções para fornecer energia para 1.6 bilhão pessoas que ainda não dispõem de eletricidade. Além disso, o relatório apresenta alternativas para as 3 bilhões de pessoas que ainda cozinham com biomassa. Para ler, clique aqui.

11/23/2009

Depoimentos sobre Empreendedorismo Social

Para complementar o post abaixo, trago este vídeo, elaborado pela Skoll Foundation, que dá um panorama da evolução do empreendedorismo social nos últimos 25 anos, e inclui trechos de entrevistas com Muhammad Yunus, Sally Osberg, Bill Drayton, Jacqueline Novrogratz e John Elkington.

11/21/2009

Empreendedorismo Social: sua relação com o Setor 2,5.

Recentemente, o empreendedorismo social “explodiu” no mundo inteiro, tornando-se um fenômeno global. Representado por empreendedores sociais, inovadores, pragmáticos, visionários e suas redes, o empreendedorismo social utiliza diversos modelos de negócios, organizações de caridade, movimentos sociais para criar soluções a problemas da sociedade e entregar um novo valor social.... Para ler artigo, clique aqui.

Por Fernando Mistura
fernando@doisemeio.com

11/12/2009

Contexto de desenvolvimento do Setor 2,5. Clique aqui!

Motivado pelo sonho de erradicar toda a cegueira desnecessária na Índia, o sistema oftalmológico Aravind lançou uma série de inovações para proporcionar um tratamento da visão de primeira qualidade às pessoas mais pobres nas zonas rurais e urbanas... o Aravind criou a principal instituição de tratamento da visão, é o maior sistema oftalmológico do mundo. Também é o mais produtivo e ostenta índices de resultados de primeira qualidade.” (PRAHALAD; HART, 2005, p. 265, tradução nossa).

Este é um dos inúmeros casos que têm surgido no mundo e nos quais a estratégia de negócio está diretamente ligada a um resultado de transformação social, reunindo as características de um negócio com a intenção de interferir diretamente na vida de populações fragilizadas. Esse movimento que vem ao longo destes últimos anos emergindo em diversos países recebe o nome de Setor Dois e Meio, pois é resultado da fusão entre o Segundo e Terceiro Setor. Deste hibridismo surgiram diversos negócios sociais que apresentam soluções sustentáveis que contribuem para reverter quadros de pobreza. Para continuar a ler, clique aqui.

Image source: http://english.cw.com.tw/article.do?action=show&id=11285.


11/02/2009

Shokti Doi

Para quem ainda não tinha visto ou ouvido falar no Shokti Doi - o iogurte comercializado pela Grameen Danone Foods no Bangladesh. Apesar da propaganda ser em Bengali, dá para se ter uma idéia do que é o produto.

Com intuito de acabar com a malnutrição da população infantil no Bangladesh - aproximadamente uma criança em duas sofre de carência de nutrientes - a Grameen Danone Foods criou este iogurte enriquecido com micronutrientes que cobrem 30% das necessidades diárias específicas desta população.




Fernando Mistura
fernando@doisemeio.com

O que é um Negócio Social?

Organização cuja missão é explícitamente de transformação social e que para isso adota estratégias de negócios geradoras de renda como principal veículo para atingir seu propósito social, impactando diretamente a vida de populações fragilizadas. Pode assumir um modelo com ou sem finalidade lucrativa, mas sua autonomia financeira é dada pela atividade-fim da empresa. Os principais campos de atuação são: alimentação, serviços financeiros, acesso à energia e água potável, desenvolvimento econônomico, saúde, etc.